top of page
ÁGUA SANTA
Água Santa é um bairro de predominância residencial localizado na zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, limítrofe com Jacarepaguá, Freguesia, Piedade, Encantado, Engenho de Dentro e a Serra dos Pretos-Forros.
O nome do bairro Água Santa tem sua origem a partir da descoberta no ano de 1888 da segunda fonte hidromineral do estado do Rio de Janeiro.
Domingos Camões, responsável pela descoberta, era um escravo recém alforriado que a partir de 1909 iniciou o engarrafamento desta água, feito artesanalmente e utilizando embalagens de vinho de 5 litros. Essas garrafas eram transportadas em lombo de burros e entregues de porta em porta aos moradores da região.
Aos poucos essa fonte d’água conhecida nos arredores como “Água Santa” passa a designar o próprio nome do bairro: Água Santa.
Em 1914, surgiu a empresa de Águas Santa Cruz Ltda., que se mantém até os dias atuais, no bairro Água Santa, que perpetua o nome da fonte.
O bairro está subordinado à XIII região administrativa (Méier) que por sua vez faz parte da Subprefeitura do Grande Méier. A área total é de 242,62 hectares.
Dentro dos limites do bairro está localizada uma boa parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Varzea Country Club criada pelo Decreto municipal 9.952/91 de 7 de janeiro de 1991. Uma área de 10,3 hectares de Mata Atlântica (submontana).
Em 7 de junho de 2000 foi promulgada pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro a Lei n.º 3.035/2000 que prevê a criação do Parque Ecológico da Água Santa.
A população de residentes que no ano 2000 era de 7.243, em 2010 passou para 8.756 habitantes, ou seja, um aumento de 20,88% na população do bairro em 10 anos.(dados: Prefeitura do Rio de Janeiro)
Segundo dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 2000 o bairro possui um IDH de 0,877 com renda per capta de R$ 496,66, posicionando-o em 35° lugar no ranking dos bairros do Rio de Janeiro.
O bairro sofre com o processo de favelização que ainda se apresenta de forma moderada. São 10 áreas consideradas como favelas de acordo com o IBGE. As comunidades do Dezoito, Engenheiro Clovis Daudt, Fazendinha, Granja Paulo de Medeiros, Serra do Padilha e Várzea que estão localizadas dentro dos limites do bairro; e Beco do Vitorino, Cardoso de Mesquita e Travessa Bernardo, situadas entre o bairro da Agua Santa e Encantado. A área da serra dos Pretos Forros também esta sujeita ao processo de favelização como o observado, por exemplo, nas áreas próximas ao Clube Várzea.
O Presídio Ary Franco, inaugurado em 1974, não chegou a ser um empecilho para o progresso do bairro, apesar de haver eventuais fugas de detentos. Foi neste presidio que esteve sob detenção o conhecido cantor de pagode Belo.
O bairro conta com uma escola da rede publica municipal: Escola Municipal Brigadeiro Faria Lima localizada na rua Violeta ao lado do presido Ary Franco. Em área próxima, no bairro vizinho da Piedade, estão as Escolas Municipais: Virgilio de Melo Franco, na rua Engenheiro Clovis Daudt e Republica de El Salvador, na rua Almeida Nogueira.
De acordo com o IDH 2000 a taxa de alfabetização entre adultos é de 97,48%
De acordo com o IDH 2000 a esperança de vida ao nascer de 76 anos.
No mês de junho é realizada a Festa de Santo Antônio na igreja em homenagem ao padroeiro. Na ocasião é possível saborear comidas típicas portuguesas. Além disso há a tradicional procissão que percorre as ruas do bairro.
bottom of page