top of page
FREGUESIA DE JACAREPAGUÁ
Freguesia de Jacarepaguá é um bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Faz limite com Tanque à norte; Pechincha à oeste; Cidade de Deus, Gardênia Azul, e Jacarepaguá à sudoeste; Anil à sul, e com a Floresta da Tijuca à leste, sendo oficialmente parte de Água Santa já na Zona Norte. Nas últimas pesquisas sua renda média domiciliar era a 23° melhor do Rio de Janeiro dentre 160 bairros avaliados, sendo considerado alto. Usa-se o pseudônimo de "'Freguesia de Jacarepaguá'" para diferenciar o bairro homônimo na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, mas ainda é conhecido popularmente como Freguesia.
Foi a primeira freguesia da região da Baixada de Jacarepaguá e assim, a primeira na então zona rural da cidade (atual Zona Oeste, tendo sido fundada em 1661. Seu nome atual vem da antiga denominação, Freguesia de Nossa Senhora da Loreto e Santo Antônio de Jacarepaguá. Possui uma área de 1.039,61 hectares e, em 2000, sua população estimada era de 54.010 habitantes, em 2010 passou para 70.511 habitantes.
Constituído bairro independente em 1981 (até então, fazia parte do bairro de Jacarepaguá), hoje é um bairro com comércio em franco desenvolvimento, possuindo diversas galerias comerciais: Freguesia Center, Main Street, Unicenter, Upside Araguaia, Tirol Trade Center e Passarela de Jacarepaguá. e três shoppings centers, o Quality Shopping que conta com alguns cursos, lojas, playground e teatro; o Rioshopping com mais opções de lazer como cinema e kart e o Center Shopping Rio com opções de grandes lojas, cinema e serviços do Detran, da Prefeitura e Academia. Representa o segundo polo econômico de Jacarepaguá (perdendo apenas para a Taquara). Possui também diversos mercados: Assaí, Mundial, Prezunic, Vianense, Armazém Urbano, Hortifruti Freguesia e Freguesia Frutas & Cia. Há previsão da construção de um mega shopping center com inauguração prevista para 2019, que será o maior da região de Jacarepaguá, construído pela Multiplan, mesma empresa proprietária do complexo Barra Shopping, Village Mall e Park Shopping Campo Grande.
No Rioshopping há um Juizado Especial Cível, Detran e uma Subseção da OAB. No campus da Universidade Estácio de Sá há também um Núcleo de primeiro atendimento da Defensoria Pública.
É o um dos bairros que mais recebe lançamentos imobiliários no Rio de Janeiro, entre 2005 e 2010 o bairro recebeu 3.000 novos apartamentos residenciais, na sua maioria de alto padrão, e com dois e três quartos, apenas 2% dos seus imóveis são conjugados. Seus edifícios são concentrados principalmente nas ruas adjacentes ao largo do bairro, que são mais largas e próximas as saídas do bairro, como Araguaia, Joaquim Pinheiro, Três Rios e Bananal; também há um "eufórico" lançamento de lojas comerciais, na sua maioria na Estrada dos Três Rios. Mesmo assim, conserva suas diversas casas amplas e confortáveis com jardins e piscina, principalmente nos condomínios afastados das áreas comerciais e verticalizadas, já mais próximas à floresta da Tijuca. Ao longo da Estrada do Pau-Ferro, Rua Geminiano Góis, Estrada do Bananal, Estrada do Quitite e Estrada da Uruçanga, destacam-se condomínios Paraíso, Suíça Carioca, II Suíça, Eldorado, Capim Melado, Vilarejo, Pedras Douradas, Vale do Pau-Ferro, Vale Real, Franz Post, Bosque do Sabiá, Colina das Acácias, Colina Verde e Vivendas da Serra.
É um centro imobiliário valorizado na região, considerado um bairro nobre da Zona Oeste, devido a seus imóveis de alto padrão e à proximidade da Auto-estrada Grajaú-Jacarepaguá (acesso à Grande Tijuca e Zona Central) e à "Linha Amarela" (acesso à Barra da Tijuca, Ilha do Governador e Subúrbio), que conferem ao bairro uma privilegiada localização.
Um levantamento realizado pelo Centro de Pesquisa e Análise da Informação (Cepai), do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi-Rio) em 2011, aponta considerável variação de preços dentro da XVI região. Em Jacarepaguá, o valor do metro quadrado é 26,64% mais alto na Freguesia que a média dos demais bairros (Anil, Curicica, Pechincha, Praça Seca, Tanque, Taquara e Vila Valqueire); o que foi reafirmado por uma reportagem de 2012 do jornal Extra.
bottom of page