top of page

BRÁS DE PINA

    Brás de Pina é um bairro da Zona da Leopoldina na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

    Seu IDH, no ano 2000, era de 0,835 - o 63º melhor da cidade do Rio de Janeiro.

   Faz divisa com os bairros de Cordovil, Penha Circular, Vila da Penha, Irajá e Vista Alegre. Tem como ruas principais a Bento Cardoso, Guaporé, Itabira, Avenida Arapogi e Antenor Navarro.

    O nome do bairro se deve ao antigo proprietário de suas terras, o empresário português Brás de Pina, que aqui mantinha um engenho de açúcar no século XVIII. As terras da fazenda estendiam-se até às margens da baía da Guanabara, onde era contratador de caça às baleias. Ali Brás de Pina mandou construir o antigo Cais dos Mineiros, para poder escoar tanto os seus açúcares quanto o óleo de baleia, usado na iluminação pública.

    A modernização do bairro ocorreu no início do século XX, ganhando impulso quando foi inaugurada a antiga parada de Brás de Pina da Estrada de Ferro Leopoldina, em 1910. A urbanização foi encetada pela Companhia Imobiliária Kosmos (cujo dono era Guilherme Guinle), que adquiriu as terras do antigo engenho e promoveu o loteamento do terreno, erguendo casas em estilo neocolonial e arborizando o novo bairro, que inicialmente foi chamado "Vila Guanabara", atualmente Brás de Pina. A igreja da paróquia de Santa Cecília foi construída sobre uma colina, sendo a pedra fundamental lançada a 24 de fevereiro de 1929 e a igreja inaugurada em 24 de novembro de 1929.

    Brás de Pina faz parte da XI Região administrativa (Penha) da cidade do Rio de Janeiro. Também fazem parte dessa Região Penha e Penha Circular.

bottom of page