top of page
COSTA BARROS
Costa Barros é um bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Faz limite com os bairros Pavuna, Anchieta, Guadalupe, Barros Filho, Coelho Neto e Acari. Seu índice de desenvolvimento humano (IDH), no ano 2000, era de 0,713, o 125º colocado entre 126 regiões analisadas na cidade do Rio de Janeiro, melhor apenas que o Complexo do Alemão.
Com o passar do tempo, Costa Barros foi crescendo tanto em população quanto em relação ao tráfico de drogas. Hoje, o bairro conta com um complexo de favelas, como: Chapadão, Pedreira, Lagartixa, Quitanda, Final Feliz, Terra Nostra, , Favela do Nego Dengo, entre outras.
Conta com as escolas municipais Professor Escragnolle Doria, Anton Makarenko, Rubens Gomes, Raul Seixas, Escultor Leão Velloso (entre Pavuna e Costa Barros), Prefeito Marcos Tamoio, José Pedro Varella, Thomás Jefferson...
Bem servido de transportes durante o dia, com a Estação Costa Barros, que é uma das paradas do Ramal Belford Roxo da Supervia, também é atendido pelo sistema metroviário da capital fluminense através da Estação Engenheiro Rubens Paiva e também por uma linha de ônibus regular para o Centro (385), uma para a Grande Tijuca (665), duas para o bairro de Cascadura (773 e 778) e uma para o bairro de Bonsucesso (920). Seus principais acessos são as estradas do Botafogo e Camboatá e as ruas José Arantes de Mello e Javatá. Todos os transportes públicos, no entanto, encerram seus serviços antes de meia noite.
bottom of page