top of page

BENFICA

    Benfica é um bairro da Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. Segue majoritariamente um padrão de construção e planejamento urbano, sendo considerado por muito tempo um bairro proletário. É limitado por Bairro Imperial de São Cristóvão, Caju, Mangueira e Vasco da Gama, Jacaré, Manguinhos, Rocha e São Francisco Xavier, sendo apelidado como "entrada do subúrbio carioca".

    Seu índice de qualidade de vida, no ano 2000, era de 0,825, o 73º melhor da cidade do Rio de Janeiro, dentre 126 bairros avaliados.

    Por ser vizinho do Bairro Imperial havia atração da nobreza por aquelas áreas. Com o advento da república e a mudança de residência da aristocracia, houve transferência de grande parte dos ricos para a Zona Sul da cidade. Assim, Benfica se tornou um bairro de classe média, mas com a transferência do Distrito Federal em 1960 o bairro foi abandonado pelo poder público entrando em um profundo declínio. Ainda existem sobrados do século XIX em estado precário no bairro, da época em que a região era um bairro da cidade.

    O Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, conhecido pela imprensa especializada como " Conjunto do Pedregulho" ou mais popularmente como "Minhocão de Benfica", é um ícone da arquitetura modernista brasileira. O projeto, de 1947, é do renomado arquiteto Affonso Eduardo Reidy, tendo recebido painéis assinados por Roberto Burle Marx e Cândido Portinari.

bottom of page