PONTOS TURÍSTICOS DE ARMAÇÃO DE BÚZIOS
Não existe lugar mais emblemático do que a Orla Bardot, esse calçadão à beira mar onde você encontra a famosa estátua de bronze de Brigitte Bardot, a atriz de cinema que colocou Búzios no mapa turístico do Brasil. Antes da visita dela, em janeiro de 1964, o lugar era somente uma vila de pescadores. Depois disso, passou a ser conhecida como Saint-Tropez brasileira.
As estátuas dos pescadores são um dos ícones de Búzios, na Orla Bardot
Esse complexo de restaurantes é uma excelente alternativa de o que fazer em Búzios e de lugares para comer. Não pense, porém, que os preços serão mais camaradas do que na Rua das Pedras ou na Orla Bardot. O pôr do sol por aqui é um dos melhores de Búzios. Portanto, vale a pena ir no final de tarde, sentar em dos bares ou restaurantes e curtir o espetáculo.
No final desse roteiro de o que fazer em Búzios ainda pertinho do centro, o melhor programa é conferir as praias Azeda e Azedinha. Para acessá-las, anteriormente era preciso descer uma trilha, mas agora existe uma escadaria de madeira que deixou o acesso bem mais tranquilo. A caminhada desde a Rua das Pedras pode levar cerca de 20 minutos. Quem preferir, pode também ir de barco-táxi a partir do pier da Rua das Pedras ou da Praia dos Ossos. O trajeto custa R$ 10,00 por pessoa (ref. maio/2018).
A praia é brava mesmo. Por isso, não é o melhor lugar para entrar no mar (exceto se você for surfista). Mas para não deixar cair a bola, a praia criou uma infraestrutura legal de beach clubs, que acabaram atraindo famosos e um público mais sofisticado. O Rocka Beach Lounge Restaurant e o Silk Beach Club são alguns desses lugares. Há empresários que querem transformar o lugar numa Ibiza brasileira.
Se você perguntar o que fazer em Búzios ou qual a praia preferida de muita gente, a resposta será Ferradurinha. Essa praia simpática, pequena e meio escondida é um encanto. Justamente por ser tão querida, não é das praias mais vazias. Mas vale a pena dar uma passadinha para conferir se a fama é merecida. Para chegar lá, não confunda com a Praia da Ferradura. A pegadinha é que a Ferradurinha está próxima da Praia de Geribá, e não da Ferradura.
Essa é uma das praias preferidas para os turistas por lá. O junção do mar tranquilo, propício para o snorkeling, e da infraestrutura, tornam essa praia especial para perder algumas horinhas. Se puder, estique até o final do dia. Além de Porto da Barra, a Praia da Tartaruga é um dos melhores lugares para conferir o pôr do sol.
Tá querendo fugir de praias cheias? As praias menos conhecidas e mais tranquilas nem estão muito distantes do centro. Praia do Forno, Praia da Foca e a interessante Ponta da Lagoinha são programas do que fazer em Búzios que muita gente deixa de conhecer. E não por isso são menos interessantes.
A praia fica a uma curta caminhada do centro de Búzios. Pela cidade de acesso, é uma das praias mais cheias da cidade, mas mesmo assim ainda é uma das mais bonitas. Em João Fernandes, há a opção de contratar um city tour de buggy que é bem interessante entre as opções de o que fazer em Búzios, mesmo que você já esteja com carro. No nosso carro, o bugueiro trouxe algumas informações bem legais sobre os lugares que visitamos.
A noite de todo mundo que chega em Búzios começa na Rua das Pedras. Esse calçadão meio chatinho de andar por causa das pedras grandes no chão, mas que concentra boa parte do comércio e dos restaurantes da região, é O LUGAR para ver e ser visto. Não necessariamente os melhores restaurantes estão na Rua das Pedras, mas o ambiente é que conta. A rua é curtinha e em conjunto com a Rua Manoel Turíbio de Farias (paralela à Rua das Pedras), forma a passarela das noites de Búzios.