top of page

CIDADE UNIVERSITÁRIA

    Ilha do Fundão é um bairro situado no distrito Ilha do Governador, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. No bairro, se localizam a reitoria e a maioria das unidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ocupam uma área superior a cinco milhões de metros quadrados. Importantes empresas e centros de pesquisa compõe o seu parque tecnológico, como FMC Technologies, Halliburton, entre outros.

    A atual ilha do Fundão foi criada a partir da aplicação de aterro a um arquipélago de oito ilhas durante a construção do campus entre 1949 e 1952, sob ordens do presidente Getúlio Vargas (na época, a cidade era a capital do país). Primitivamente, o arquipélago era formado por três grandes ilhas:

    Além de outras ilhas menores:

  • Ilha do Catalão, atual Reserva do Catalão, uma reserva ambiental administrada pela UFRJ;

  • Ilhas do Baiacu e das Cabras, ambas situadas entre as Ilhas do Fundão e do Catalão;

  • Ilhas do Pindaí do Ferreira e o Pindaí do França, ambas situadas entre as ilhas do Fundão e do Bom Jesus da Coluna.

    A área total da Cidade Universitária corresponde a 5 238 337,82 metros quadrados tendo, em 2010, 1 556 moradores. Embora impróprias para banhistas, a ilha possui duas praias: a do Catalão, que margeia a maior parte do leste da ilha; e a do Quartel.

    Em face às frequentes mudanças e urbanização da Cidade do Rio de Janeiro, alguns moradores da Ilha do Governador vêem como alternativa na melhoria do trânsito pesado da região a  transferência do campus para outras áreas do Rio de Janeiro.

    Alguns centros de pesquisa e diversas empresas possuem concessão cedida pela UFRJ para atuarem na Cidade Universitária. Estas instituições, juntas com a universidade, formaram um grande parque tecnológico de alta tecnologia e de referência internacional. Pode-se destacar:

    Há, ainda, a presença dos laboratórios Lab Oceano, Núcleo de Estruturas Oceânicas (NEO), Centro de Excelência em Gás Natural (CEGN), um centro de realidade virtual vinculado ao Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) e o Núcleo de Tecnologias de Recuperação de Eco-Sistemas (Nutre).

    Outras empresas já firmaram parcerias com a universidade para estabelecer centros de pesquisa na ilha, como Usiminas, Schlumberger, IBM, Baker Hughes, FMC Technologies, Repsol, Halliburton, Tenaris Confab e Inovax. Ainda estão sendo abertas licitações para a construção de novos centros de pesquisa. Uma nova fase prevê um grande complexo que abrigará pesquisas de mais de 200 empresas de pequeno e médio porte, que agregam alto valor tecnológico. Ainda conta com muitos terrenos vagos podendo em um consenso da univeridade e da prefeitura, ter novos loteamentos, para se consolidar como um bairro convencional.

    A Cidade Universitária conta com transporte integrado de linhas de ônibus internas que circulam por toda extensão da ilha durante 24 horas, todos os dias da semana. Além das linhas internas, há as linhas intercampi, ambas gratuitas. Todos os serviços são gerenciados pela Prefeitura Universitária. Há projetos no Plano Diretor UFRJ 2010-2020 para implementação de transporte hidroviário através três linhas de barcas para interligar a Cidade Universitária ao campus da Urca, à Praça XV e à Cocotá; atualmente, está, em implementação, uma linha de BRT através da Corredor Transcarioca ligando Maré à Barra da Tijuca, passando pela ilha e por Galeão.

 

  • Facebook Social Icon

© 2023 por YOLO.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page