PONTOS TURÍSTICOS DE ARRAIAL DO CABO
A Gruta Azul faz parte do passeio de barco que leva à Praia do Farol. A formação rochosa é apenas uma das muitas belezas naturais no percurso que passa pela Ilha de Cabo Frio. Todo o trajeto em mar aberto é belíssimo, com tons de água impressionantes. A Gruta Azul é apenas um dos lindos momentos, que contam ainda com as ondas que quebram ferozmente contra as rochas.
O Passeio é especialmente interessante por ser o único meio de visitar a Praia do Farol, uma das mais belas da região. O passeio tem duração de três a quatro horas e tem como roteiro base, além da Praia do Farol, as Prainhas do Pontal do Atalaia, a Gruta Azul e a Praia do Forno. Os barcos partem da Praia dos Anjos e o passeio tem custo médio de 70 reais. Alguns barcos são menores e mais intimistas, outros são tão festivos que chegam a oferecer toboágua.
Arraial do Cabo é conhecida por ter dias quentes e com sol sempre a pico, exatamente por isso é sempre bom estar preparado para um espetáculo ao entardecer. E para ver um belíssimo pôr do sol, nada como subir ao Pontal do Atalaia. No topo do morro, a vista para o mar é privilegiada e há espaço de sobra para curtir cada minuto. O Pontal do Atalaia está na mesma entrada que dá acesso às Prainhas. Há espaço para estacionar o carro logo no primeiro trevo da estrada.
Esta é uma das praias mais difíceis de ser visitada em Arraial do Cabo. O acesso é limitado a apenas uma trilha e o grau de dificuldade é alto. O ideal para descer até a faixa de areia da Praia Brava é que o tempo esteja estável e sem chuva, especialmente porque o risco de acidentes na descida é grande. A trilha tem início no topo do Pontal do Atalaia e não é aconselhável percorrê-la em dias de mau tempo. Alguns degraus foram construídos para facilitar o acesso.
Grande estrela de Arraial do Cabo, a Praia do Farol é uma das mais belas de toda a Região dos Lagos e, sem exageros, de todo o Brasil. Ela ganhou fama especialmente por ter sido classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das mais perfeitas praias do país, seguindo critérios de pureza da água, qualidade da areia e paisagem. A fama se espalhou e hoje a Praia do Farol é um dos passeios imperdíveis em Arraial do Cabo.
A trilha escondida no final da Praia dos Anjos leva a um dos mais incríveis paraísos de Arraial do Cabo. O esforço da subida será rapidamente recompensado ao avistar o mirante que permite uma vista paradisíaca da cidade. A Praia do Forno é um dos principais cartões de Arraial do Cabo e não é para menos.
Continuação da faixa de areia da Praia do Forte, Dunas e Foguete (as três em Cabo Frio), a Praia do Pontal é a primeira de Arraial do Cabo. Ela está bem escondida e quem chega à cidade pela estrada não consegue enxergá-la. Exatamente por isso, a Praia do Pontal costuma ser bastante tranquila e com pouco movimento, mesmo em dias quentes de verão.
O visual da Praia dos Anjos atrai pelo bucólico conjunto de barcos, onde durante todo o dia pescadores voltam do mar carregados de peixes para o mercado. A praia, apesar de não ser a mais indicada para banho, certamente está entre as mais importantes e movimentadas da região. Foi na areia da Praia dos Anjos que Américo Vespúcio aportou em 1503 para dar início à colonização da região.
As ondas de mar aberto atraem os surfistas que enfrentam a água gelada da Praia Grande em belas manobras. A longa faixa de areia branca só tem fim 40 km depois, já no município de Saquarema. Porém, é ali, bem no comecinho, que a Praia Grande oferece um dos points mais agitados e jovens de Arraial do Cabo. Entre praticantes de vôlei, slackline, futebol de praia e outros esportes, você poderá curtir uma praia divertida e sempre animada.
O mar com cor de Caribe da Prainha dá boas-vindas aos viajantes que chegam na estrada. Difícil não desviar o olhar do volante para curtir o maravilhoso visual da primeira praia a ser vista pelos turistas que visitam Arraial do Cabo. A pequena enseada, localizada entre os morros do Mirante e do Forno, oferece mar colorido e calmo, areia fina e muito agito!